Trulicity ou Ozempic para emagrecer?

27 de setembro de 2022

Uma dúvida frequente dos pacientes diz respeito ao remédio para emagrecer que traz os melhores resultados. Neste texto, explicamos qual o medicamento mais eficaz: Trulicity ou Ozempic?


O que é o Trulicity? Como ele age no corpo e por que leva ao emagrecimento?


trulicity-emagrece-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Fonte: https://www.trulicity.com/how-to-use


Trulicity® é nome comercial da molécula de dulaglutida. Comercializada no Brasil pelo laboratório americano Eli Lilly, é aprovado pela ANVISA desde 2015 para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2. 


O Trulicity® (Dulaglutida) é um análogo do GLP-1 (Glucagon-like Peptide-1), um hormônio produzido pelas células L do nosso intestino delgado.


Essa substância tem uma série de funções fisiológicas importantes, por exemplo:


  • Estimular a secreção de insulina pelo pâncreas quando os níveis de glicemia se elevam;
  • Aumentar a saciedade;
  • Retardar o esvaziamento gástrico;
  • Reduzir a secreção de glucagon após as refeições (hormônio pancreático com efeito oposto ao da insulina, ou seja, aumenta os níveis de glicose no sangue).


Dessa forma, medicações da classe dos análogos do GLP-1 contribuem para o controle glicêmico e perda de peso.


No Brasil, o Trulicity® (Dulaglutida) está disponível somente nas apresentações comerciais de 0,75mg e 1,5 mg para uso subcutâneo semanal. 


Já nos Estados Unidos, o Trulicity® (Dulaglutida) está aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) para tratamento do diabetes mellitus tipo 2 desde 2014 e, a partir de setembro de 2020, foi autorizado nas doses maiores de 3 mg e 4,5 mg semanais.


Essa liberação ocorreu após a execução de estudos clínicos que demonstraram uma maior efetividade destas concentrações para o controle da glicemia e perda de peso nos pacientes com diabetes mellitus 2, em comparação às doses de 0,75 mg e 1,5mg semanais.


O que é o Ozempic? Como ele age no corpo e por que leva ao emagrecimento?



ozempic-emagrece-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Fonte: https://www.ozempic.com/how-to-take/ozempic-dosing.html


Ozempic® é o nome comercial da semaglutida de uso subcutâneo, produzida pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk A/S e aprovado para tratamento do diabetes mellitus tipo 2 pela ANVISA desde agosto de 2018. 


Juntamente com o Trulicity® (Dulaglutida), Victoza® (Liraglutida) e Saxenda®  (Liraglutida), é um medicamento de uso subcutâneo pertencente à classe dos análogos do GLP-1.


Esta classe de medicamentos revolucionou o tratamento do diabetes tipo 2 devido ao seu grande potencial em controlar a glicemia. Além disso, apresenta baixo risco de causar hipoglicemia e proporciona uma perda de peso significativa. 


No Brasil, a molécula de semaglutida injetável (Ozempic®) está aprovada pela ANVISA somente para o tratamento do diabetes tipo 2 nas doses de 0,25mg, 0,5 mg ou 1 mg para uso semanal.


Já nos EUA, o FDA liberou em 2021 o uso semanal da semaglutida injetável na dose de 2,4mg para tratamento do sobrepeso nos pacientes que apresentam as seguintes condições:


  • Índice de massa corporal (IMC) ≥ 27 kg/m² e que tenham pelo menos uma condição relacionada ao peso, por exemplo, pressão alta, diabetes tipo 2 ou colesterol alto ou
  • Pacientes com obesidade (IMC ≥ 30 kg/m²).


Ressaltamos que a recomendação é que, juntamente com o uso do medicamento, o paciente tenha uma dieta de baixa caloria e faça atividade física.


Assim, nos EUA, a semaglutida para uso subcutâneo semanal é comercializada com dois nomes comerciais:


  • Wegovy™ - com 5 apresentações nas doses de 0,25 mg; 0,5 mg; 1 mg; 1,7 mg e 2,4 mg para tratamento do sobrepeso e obesidade;
  • Ozempic® - nas apresentações de 0,25/0,5mg, 1mg e 2mg para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2. 


Já a semaglutida na sua forma oral (nome comercial de Rybelsus®), está aprovada apenas para uso em pacientes com diabetes tipo 2, tanto no Brasil quanto nos EUA.


Mas afinal, qual a melhor opção: Trulicity ou Ozempic?



melhor-remedio-emagrecer-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo


Antes de falar qual é o mais eficaz para o controle do peso, gostaria de apresentar os resultados dos principais estudos clínicos do Trulicity® (Dulaglutida) e do Ozempic® (Semaglutida).


O estudo AWARD-11, publicado em março de 2021 na conceituada revista médica Diabetes Care, avaliou o efeito do Trulicity® (Dulaglutida) na dose semanal de 1,5 mg, 3,0 mg e 4,5 mg para o tratamento de diabetes tipo 2 em pacientes com sobrepeso ou obesidade por um período de 52 semanas.


Os 1842 pacientes tinham peso médio pré-tratamento de 95,7 kg e IMC médio de 34,2 kg/m².


Então, ao final do estudo, observou-se os seguintes resultados: 


Perda média de peso:


  • 3,5 kg nos pacientes em uso de 1,5 mg
  • 4,3 kg nos pacientes em uso de 3 mg
  • 5,0 kg nos pacientes em uso de 4,5 mg


Perda de 5% ou mais do peso inicial com as doses semanais:


  • 1,5 mg - 34% dos pacientes
  • 3,0 mg - 44% dos pacientes
  • 4,5 mg - 51% dos pacientes


Perda de 10% ou mais do peso inicial com as doses semanais:


  • 1,5 mg - 10% dos pacientes
  • 3,0 mg - 13% dos pacientes
  • 4,5 mg - 17% dos pacientes


O principal estudo que avaliou a eficácia da Semaglutida (princípio ativo do Ozempic® e Wegovy™) para tratamento do sobrepeso e obesidade foi o STEP 1, publicado em março de 2021 na prestigiada revista médica The New England Journal of Medicine.


Nele, 1306 pacientes com sobrepeso e obesidade, sem diabetes, receberam a semaglutida 2,4 mg subcutânea semanal por um período total de 68 meses. No início do estudo, os pacientes apresentavam um peso médio de 105,4 kg e IMC médio de 37,8 kg/m².


Assim, ao final dos 68 meses, 86,4% dos pacientes em uso de semaglitida perderam ≥ 5% no peso, 69,1% perderam ≥ 10% no peso e 50,5% ≥ 15% no peso.


Dessa forma, a perda de peso média foi de 14,9%, com cerca de ⅓ (32%) dos pacientes apresentando perda ≥ 20 % no peso.


O único estudo que comparou diretamente o uso Trulicity® (Dulaglutida) com Ozempic® (Semaglutida) foi SUSTAIN 7, publicado em abril de 2018 na The Lancet Diabetes & Endocrinology.


Todos os pacientes participantes deste estudo apresentavam diabetes tipo 2 e usaram os medicamentos por um período total de 40 semanas:


  • 300 pacientes tinham peso médio inicial de 95,5 kg e IMC médio de 33,6 kg/m² e utilizaram o Ozempic® (Semaglutida) de 1 mg subcutâneo semanal;
  • 299 pacientes com peso médio inicial de 93,4 kg e IMC médio de 33,1 kg/m² utilizaram o Trulicity® (Dulaglutida) de 1,5 mg subcutâneo semanal.


Então, ao final do estudo, observou-se:


  • Perda de peso média de 6,5 kg naqueles pacientes em uso de Ozempic® (Semaglutida) 1mg;
  • Perda de apenas 3,0 kg naqueles pacientes em uso de Trulicity® (Dulaglutida) 1,5 mg.


Além disso, constatou-se também um controle inferior das taxas glicêmicas nos pacientes em uso de Trulicity®.


Desse modo, tanto estudos científicos como a prática clínica mostram que o Ozempic® (Semaglutida) apresenta uma eficácia superior ao Trulicity® (Dulaglutida) para perda de peso.


Atualmente, o Semaglutida (Princípio ativo do Ozempic®) e o Liraglutida (Princípio ativo do Saxenda®/Victoza®) são os únicos análogos do GLP-1 aprovados para tratamento do sobrepeso e da obesidade pelo FDA em pacientes não diabéticos.


O Trulicity® (Dulaglutida), apesar de contribuir para a perda de peso em pacientes com diabetes tipo 2, não é aprovado pelo FDA e pela ANVISA para o tratamento do sobrepeso e obesidade em pacientes não diabéticos.


Isso porque, este medicamento apresenta inferioridade para perda de peso em relação a outras moléculas de análogos do GLP-1, como a semaglutida, e ainda há uma ausência de estudos clínicos para avaliação de sua eficiência na perda de peso em pacientes sem diabetes.


Dessa maneira, a semaglutida (princípio ativo do Ozempic®) é a medicação com a maior eficácia para o tratamento do sobrepeso e obesidade comercializada no Brasil.


Sabemos que a tirzepatida (Mounjaro™), que recentemente recebeu aprovação pelo FDA para o tratamento do diabetes tipo 2, apresenta taxa de perda de peso superior a semaglutida.


No entanto, esta substância ainda aguarda aprovação para uso em pacientes sem diabetes e não está disponível no mercado nacional.

Quais os benefícios do uso destes medicamentos?


O Trulicity® (Dulaglutida) e o Ozempic® (Semaglutida) estão entre as medicações com maior efetividade para o controle da glicemia em pacientes com diabetes tipo 2 e proporcionam perda de peso na maioria das pessoas que os utilizam.


Todavia, é importante ressaltar que somente a semaglutida de uso subcutâneo (princípio ativo do Ozempic®) teve estudos para tratamento do sobrepeso e obesidade em pacientes sem diabetes. 


Além da perda de peso com o uso de semaglutida, pacientes em tratamento com a medicação observam melhora em diversos fatores metabólicos, por exemplo:


  • Redução da circunferência abdominal;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Redução da hemoglobina glicada, glicemia, níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Diminuição dos níveis de proteína C reativa (marcador de inflamação).


Ademais, estes pacientes apresentam melhora na qualidade vida (conforme Questionário de Qualidade de Vida SF-36 nos estudos clínicos). 


Quais os riscos do Trulicity ou Ozempic para emagrecer? 


medico-emagrecer-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Os efeitos colaterais do Trulicity® (Dulaglutida) e do Ozempic® (Semaglutida) concentram-se, principalmente, no trato gastrointestinal.


Assim, podemos citar como principais incômodos: náusea, constipação, dor abdominal, diarreia, vômito, dispepsia e refluxo gastroesofágico.


Entretanto, estes efeitos adversos, quando ocorrem, são tipicamente leves a moderados e transitórios, raramente levando a necessidade de suspender a medicação.


Por exemplo, no estudo STEP 1 no qual os pacientes usaram a semaglutida por 68 meses, somente 7% precisaram suspendê-la devido aos efeitos colaterais. Já no grupo placebo, a taxa de descontinuação do tratamento foi de 3,1%.


Importante ressaltar que, antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso para o sobrepeso e obesidade, é fundamental passar por avaliação médica.


Somente assim será possível definir a melhor estratégia, individualizando o tratamento para o seu quadro de saúde de modo a obter o melhor resultado e minimizar os possíveis efeitos colaterais.


Lembre-se que uma medicação que foi eficaz para uma pessoa pode estar contraindicada ou não ser a mais efetiva para você!


Fontes:


Bonora, Enzo et al. “Effect of dulaglutide 3.0 and 4.5 mg on weight in patients with type 2 diabetes: Exploratory analyses of AWARD-11.” Diabetes, obesity & metabolism vol. 23,10 (2021): 2242-2250.


Lingvay, Ildiko et al. “An Indirect Treatment Comparison of Semaglutide 2.0 mg vs Dulaglutide 3.0 mg and 4.5 mg Using Multilevel Network Meta-regression.” The Journal of clinical endocrinology and metabolism vol. 107,5 (2022): 1461-1469.


Pratley, Richard E et al. “Semaglutide versus dulaglutide once weekly in patients with type 2 diabetes (SUSTAIN 7): a randomised, open-label, phase 3b trial.” The lancet. Diabetes & endocrinology vol. 6,4 (2018): 275-286.


Wilding, John P H et al. “Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity.” The New England journal of medicine vol. 384,11 (2021): 989-1002.


https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351658916201751/?substancia=26316


https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351243091201487/?substancia=25535


https://www.drugs.com/history/trulicity.html


https://www.trulicity.com/


https://www.ozempic.com/


https://www.wegovy.com/

Canetas para emagrecimento só com receita retida
17 de abril de 2025
Canetas para emagrecimento só com receita retida: o que muda para quem quer tratar a obesidade com segurança? Dr. Eduardo Henrique é médico Endocrinologista em São Paulo e explica
Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento com Tapazol® (Metimazol) para Hipertireoidismo
5 de setembro de 2024
Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento com Tapazol (Metimazol) para Hipertireoidismo. Dr. Eduardo Henrique é médico Endocrinologista em São Paulo e explica
Wegovy Chega ao Brasil: Novo Tratamento para Obesidade Já Disponível nas Farmácias
4 de setembro de 2024
Wegovy Chega ao Brasil: Novo Tratamento para Obesidade Já Disponível nas Farmácia - Dr. Eduardo Henrique, Endocrinologista em São Paulo, Explica sobre a medicação.
Mais Artigos