Wegovy - A medicação com maior taxa de perda de peso aprovada pela ANVISA no Brasil
Atualmente, o Wegovy® (semaglutida) é o remédio para emagrecer com maior taxa de perda de peso aprovado pela ANVISA.
A obesidade é uma doença que afeta milhares de brasileiros e é considerada uma das doenças crônicas mais prevalentes em adolescentes e adultos.
Sabemos que a obesidade está associada a mais de 60 outras doenças (por exemplo, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, doenças articulares).
Assim, a perda de 5% ou mais do peso em pacientes com sobrepeso ou obesidade traz melhora em diversos marcadores metabólicos, como os níveis de colesterol, glicemia, pressão arterial e triglicerídeos.
Qual a causa do sobrepeso e obesidade?
O sobrepeso e a obesidade raramente apresentam uma causa única. Vários fatores podem contribuir para o ganho de peso, por exemplo:
- Genética (Nossa carga genética é responsável por 40% a 70% das diferenças interindividuais no IMC);
- Sedentarismo;
- Uso de certos medicamentos, como o corticoide, algumas medicações psiquiátricas;
- Dieta hipercalórica;
- Certas doenças, por exemplo, o hipotireoidismo e a doença de Cushing;
- Distúrbios psiquiátricos que levam à compulsão alimentar ou comer por ansiedade.
Como o sobrepeso e a obesidade são tratados?
Fazer atividade física regular e seguir um plano alimentar saudável são chaves fundamentais para mantermos o controle do nosso peso. Além disso, é importante reduzir o nível de estresse, ter uma boa qualidade do sono, se pesar regularmente e acompanhar seus resultados.
Se as mudanças no estilo de vida não forem suficientes para as suas metas de perda de peso, procure seu médico para recomendar o tratamento mais eficaz para você.
Isso porque, nesta situação, o apoio do tratamento medicamentoso frequentemente é necessário.
O que é o Wegovy®?
Wegovy® é o nome comercial da molécula de semaglutida, na forma para uso subcutâneo semanal, aprovada em bula para o tratamento da obesidade e sobrepeso associado a comorbidades, fabricada pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk A/S.
O uso do Wegovy® (semaglutida) foi aprovado no Brasil para controle do peso em janeiro de 2023 pela ANVISA para adultos nas seguintes condições:
- Índice de Massa Corporal (IMC) inicial ≥ 30 kg/m2 (obesidade) ou
- Índice de Massa Corporal (IMC) ≥ 27 Kg/m² à < 30 Kg/m² (sobrepeso) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao excesso de peso, por exemplo, pré-diabetes, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono ou doença cardiovascular.
Ressaltamos que seu uso deve estar associado a uma dieta hipocalórica e a prática de exercício físico.
O Wegovy ®(semaglutida) está aprovado em bula para tratamento da obesidade e sobrepeso em adultos pelo FDA (Food and Drug Administration) nos EUA desde junho de 2021 e, a partir de dezembro de 2022, teve a inclusão para uso em adolescentes acima de 12 anos pela mesma agência.
Quais os nomes comerciais da semaglutida? Qual a diferença entre Wegovy ®, Ozempic ® e Rybelsus ®?
A semaglutida subcutânea está presente na composição do Wegovy ® nas doses semanais de 0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, 1,7 mg e 2,4 mg para tratamento em bula do sobrepeso e obesidade e na composição do Ozempic ® nas doses semanais de 0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg para tratamento do diabetes tipo 2.
A semaglutida também é o princípio ativo do comprimido de Rybelsus ® nas doses de 3mg, 7mg e 14mg para uso oral diário no tratamento do diabetes tipo 2. Ambos são fabricados e comercializados pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk A/S.

Como funciona o Wegovy®?
O Wegovy age imitando um hormônio chamado GLP-1, produzido no nosso intestino. Sua molécula é 94% similar ao GLP-1 produzido no nosso organismo e tem como alvo áreas cerebrais responsáveis pela regulação do apetite e da ingestão de alimentos.
Como usar Wegovy®?
O Wegovy ® está disponível em 5 doses diferentes. A recomendação de bula do Wegovy ®, avaliada em estudos clínicos com a medicação, é iniciar na dose de 0,25 mg uma vez por semana e aumentar a cada 4 semanas, até atingir a dose final de 2,4mg.
É importante você seguir a prescrição recomendada pelo seu médico, pois o tratamento deve ser individualizado para o seu caso e para a perda de peso que você tem como objetivo.

Onde aplicar o Wegovy ®?
O Wegovy ®(Semaglutida), da mesma forma que o Ozempic ®(Semaglutida), é administrado como injeção sob a pele (injeção subcutânea).
Assim, os locais para aplicar a injeção de Wegovy ® são a parte anterior das coxas, a parte anterior do abdome e a parte superior do braço.

Como armazenar o Wegovy ®? Quanto tempo o medicamento pode ficar fora da geladeira?
A caneta de Wegovy ® deve ser armazenada na geladeira, distante do congelador para evitar o seu congelamento, na temperatura de 2°C a 8°C. Se necessário, a caneta de Wegovy ® pode ser mantida na embalagem original por até 28 dias na temperatura de 8°C a 30°C.
Ao viajar de avião, mantenha sua caneta Wegovy ® com você ou na bagagem de mão, pois ela pode congelar no compartimento de bagagem ou exceder a temperatura de 30°C.
Qual o valor deste medicamento?
O laboratório Novo Nordisk não definiu o preço que o Wegovy ®(Semaglutida) será comercializado no Brasil, e ainda aguarda passar pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) para definição do preço.
Atualmente (janeiro de 2023) a Novo Nordisk comercializa no Brasil o Ozempic ®(Semaglutida), que também possui a semaglutida como princípio ativo, no valor próximo à R$ 700,00 para tratamento por 4 semanas na dose de 0,5mg e próximo à R$ 1.000,00 para tratamento por 4 semanas na dose de 1mg.
Qual melhor horário para aplicar a Wegovy® (semaglutida)?
A semaglutida subcutânea (princípio ativo do Wegovy ® e Ozempic ®) deve ser aplicada uma vez por semana, no mesmo dia da semana.
Você pode aplicar a injeção a qualquer hora do dia, independentemente das refeições, tendo em vista que a absorção da medicação ocorre no subcutâneo e a presença de alimentos no estômago não interfere neste processo.
Quantos quilos perde com o Wegovy ®?
Perda de aproximadamente 15% do peso foi observada nos pacientes em uso de Wegovy ® no maior estudo clínico com a semaglutida, o STEP 1 trial, publicado em fevereiro de 2021 no New England Journal of Medicine.
Nele foram incluídos 1.961 adultos com obesidade ou sobrepeso (≥ 27 Kg/m² a < 30 Kg/m²) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao excesso de peso, para tratamento com semaglutida semanal subcutânea em doses progressivas até 2,4 mg (princípio ativo Wegovy ® e Ozempic ®) ou placebo por 68 semanas.
No início do estudo, os pacientes apresentavam um peso médio de 105,4 kg e IMC médio de 37,8 kg/m². Pessoas com diabetes tipo 2 foram excluídas. Ambos os grupos foram instruídos a uma dieta hipocalórica (déficit de ~500 kcal/día) e aumento da atividade física (mínimo de 150 min/semana).
Durante o estudo, 7% das pessoas do grupo Wegovy ® (92 pessoas) deixaram o estudo devido a efeitos colaterais, em comparação com 3,1% das pessoas do grupo placebo (20 pessoas).
Ao final das 68 semanas do estudo, a redução do peso nos pacientes em uso de semaglutida foi de 14,9% versus 2,4% no grupo placebo.

- 83,5% dos adultos que aplicaram Wegovy ® perderam ≥ 5%, em comparação com 31,1% no grupo placebo;
- 66,1% dos adultos que aplicaram Wegovy ® ≥ 10% ou mais de peso, em comparação com 12,0% no grupo placebo;
- 47,9% dos adultos que aplicaram Wegovy ® perdeu ≥ 15%, em comparação com 4,8% no grupo placebo;
- Cerca de 1 em cada 3 adultos perdeu 20% ou mais do peso.

Quais os efeitos colaterais da Wegovy ® ?
Os principais efeitos colaterais do uso de semaglutida subcutânea (princípio ativo do Wegovy ® e Ozempic ®) são:
- Náusea;
- Diarréia;
- Vômito;
- Constipação;
- Dor Abdominal;
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Dispepsia;
- Tontura;
- Distensão abdominal;
- Eructação;
- Flatulência;
- Refluxo gastroesofágico;
- Queda de cabelo.
Náusea é o efeito mais comum do Wegovy ® e, geralmente, ela se apresenta no início do tratamento e/ou após aumentos de dose, mas raramente é um motivo de descontinuação do uso do medicamento.
Então, se você sentir náusea ou qualquer outro efeito colateral, entre em contato com o seu médico para avaliar o melhor tratamento. Entre as medidas para o controle da náusea estão:
- Dar preferência a alimentos leves e com baixo conteúdo de gordura;
- Evitar deitar após se alimentar;
- Comer de forma fracionada, evitando a ingestão de grande quantidade de alimentos de uma só vez;
- Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
- Evitar associação de bebida alcoólica durante o tratamento;
- Aguardar o aumento de dose ou em casos mais intensos reduzir a dose da medicação.
Tem genérico do Wegovy ®?
A molécula de semaglutida (princípio ativo do Wegovy ®, Ozempic ® e Rybelsus®) não apresenta genérico ou similar, sendo o laboratório Novo Nordisk A/S o único fabricante do Wegovy ®.
Então, cuidado com apresentações falsas vendidas pela internet por preço inferior ao de mercado e sem receita médica.
Quando o seu médico prescrever Wegovy ® procure comprar na farmácia da sua confiança.
Wegovy ® tem efeito rebote?
O tratamento para controle do peso é composto por 2 fases. Na primeira fase, temos uma perda de peso ativa, geralmente mais intensa no primeiro semestre de tratamento, seguida por uma perda de peso mais lenta, que se estende mesmo após o primeiro ano de tratamento.
Após a primeira fase entramos na manutenção do peso.
Com a perda de peso, com ou sem auxílio de medicação, ocorrem mudanças nos hormônios que regulam a fome e isso dificulta a continuidade da perda de peso e mesmo a manutenção do peso perdido. Nossa taxa metabólica reduz e a fome aumenta.
Então, antes de parar qualquer tratamento para o controle do peso, é importante a avaliação detalhada pelo seu médico se realmente é o melhor momento para interromper o tratamento. Algumas dicas para evitar o efeito rebote com Wegovy ®:
- Manter atividade física regular, no mínimo 30 minutos diários, com foco no exercício aeróbico;
- Seguir um plano alimentar saudável, preferencialmente com um(a) nutricionista;
- Aumentar o consumo de fibras na alimentação, elas são importantes para o controle da saciedade;
- Evitar o consumo excesso de alimentos densamente calóricos e ricos em carboidratos, por exemplo, refrigerantes e fast-food;
- Evitar o consumo de bebida alcoólica;
- Tratar distúrbios alimentares, caso presente. (Compulsão alimentar acontecer em até 25% dos indivíduos que estão com sobrepeso ou obesos);
- Não suspender a medicação de forma abrupta;
- Nunca se automedicar.
É importante entender que obesidade é uma doença crônica e como tal pode necessitar de tratamento a longo prazo.
Por quanto tempo pode usar este medicamento para emagrecer?
O estudo clínico que acompanhou pacientes em tratamento do sobrepeso e obesidade com Wegovy ® por mais tempo foi o STEP 5 trial, publicado em outubro de 2022 na revista médica Nature Medicine.
Nele, foi avaliado a eficácia e segurança de semaglutida subcutânea 2,4 mg uma vez por semana versus placebo por 2 anos. Seus resultados demonstraram uma perda de peso de -15,2% no grupo que tratou com semaglutida versus -2,6% placebo, com 36,1% dos pacientes com perda de peso ≥20%, de forma segura e sustentada.
Pacientes com sobrepeso e obesidade podem necessitar de tratamento por mais de dois anos ou de forma crônica, cabendo ao seu médico avaliar a duração do tratamento.
Ozempic x Wegovy?

O Wegovy ® e o Ozempic ® apresentam o mesmo princípio ativo e o mesmo fabricante, o que muda são as apresentações comerciais e a indicação de bula.
As canetas do Wegovy ® são preenchidas com semaglutida e apresentam 5 opções de dose: 0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, 1,7 mg e 2,4 mg, com liberação em bula pela ANVISA para tratamento do sobrepeso e obesidade.
As canetas de Ozempic ® são preenchidas com semaglutida e apresentam 3 opções de dose: 0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, com liberação em bula pela ANVISA para tratamento do diabetes tipo 2.
Na prática, o Ozempic ® já vem em uso fora de bula (off label) desde o início da sua comercialização no Brasil, em 2018, para tratamento do sobrepeso e obesidade.
A grande vantagem do Wegovy ® são as opções de dose de 1,7 mg e 2,4 mg, necessárias para perdas de peso maiores, ainda não disponíveis nas canetas do Ozempic ®, que apresenta 1mg como a dose maior comercializada no Brasil.
Qual a melhor caneta para emagrecer?
Atualmente, em janeiro de 2023, temos somente três medicações na forma de caneta com eficácia comprovada em estudos clínicos para o tratamento do sobrepeso e obesidade, são elas:
- Semaglutida subcutânea semanal (Princípio ativo do Wegovy ® e Ozempic ®). Medicação com perda de peso média em estudo clínico de ~15 %, com perda de peso ≥ 20% em cerca de ⅓ dos pacientes;
- Tirzeparida subcutânea semanal (Princípio ativo do Mounjaro ®). Medicação com perda de peso média em estudo clínico de ~20%, com perda de peso ≥ 25% em cerca de ⅓ dos pacientes;
- Liraglutida subcutâneo diário (Princípio ativo do Saxenda ® e Victoza ®). Medicação com perda de peso média em estudo clínico de 8%, com menos de 15% dos pacientes com perda de peso ≥ 10%.

Como observado nos estudos clínicos, a semaglutida subcutânea semanal (Princípio ativo do Wegovy ® e Ozempic ®) é a medicação com melhor eficácia para perda de peso comercializada no Brasil.
No entanto a tirzeparida subcutânea semanal (Princípio ativo do Mounjaro ®), ainda não disponível no Brasil, é a melhor medicação para perda de peso na forma de caneta.
Quais as contra-indicações do Wegovy ®?
A semaglutida subcutânea (Princípio ativo do Wegovy ® e Ozempic ®) é contraindicada em pacientes com história pessoal ou familiar de carcinoma medular da tireoide (um tipo raro de câncer de tireoide) ou em pacientes com neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (NEM 2B) e em pacientes com reação de hipersensibilidade grave prévia incluindo anafilaxia e angioedema à semaglutida ou a qualquer um dos excipientes de Wegovy ®.
Então, caso você queira utilizar o medicamento, não deixe de consultar um Endocrinologista. Somente assim, fará o uso adequado, com segurança e resultados satisfatórios!
Fontes:
- Wilding, John P H et al. “Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity.” The New England journal of medicine vol. 384,11 (2021): 989-1002.
- Garvey, W Timothy et al. “Two-year effects of semaglutide in adults with overweight or obesity: the STEP 5 trial.” Nature medicine vol. 28,10 (2022): 2083-2091.
- Weghuber, Daniel et al. “Once-Weekly Semaglutide in Adolescents with Obesity.” The New England journal of medicine, 10.1056/NEJMoa2208601. 2 Nov. 2022.
- Pi-Sunyer, Xavier et al. “A Randomized, Controlled Trial of 3.0 mg of Liraglutide in Weight Management.” The New England journal of medicine vol. 373,1 (2015): 11-22.
- Jastreboff, Ania M et al. “Tirzepatide Once Weekly for the Treatment of Obesity.” The New England journal of medicine vol. 387,3 (2022): 205-216.
- https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/fda-approves-new-drug-treatment-chronic-weight-management-first-2014
- https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/wegovy-semaglutida
- https://www.wegovy.com/
- https://www.ozempic.com/
- https://www.saxenda.com/